quinta-feira, 29 de abril de 2010

Resenha do Livro "Os Sertões" de Euclides da Cunha



"Os sertões" é inconstetavelmente uma obra ímpar que Euclides da Cunha nos apresenta numa linguagem rica e variada, mostrando o que aconteceu em Canudos, não apenas comom um fato histórico, mas como como um estudo crítico da sociedade brasileira.
O jovem Brasil república surgia em meio a conflitantes problemas sociais. As oligarquias Estaduais detinham todo o poder. A poulação, essencialmente camponesa, era obrigada a trabalhar exaustivamente nos cafezais. Os Marechais presidentes davam pouco, ou nenhum, a essa população pobre, que inconformados, organizavam revoltas. Uma delas foi "Guerra de Canudos".
Canudos era uma vila no interior do sertão baiano, com cerca de 5.200 casas postas como um labirinto. Os mais de 30 mil habitantes seguiam as orentações de Antonio Maciel, O Conselheiro. Ele pregava que o messias viria e iria destruir todos os homens maus. Aqueles flajelados esquecidos viam em Antonio um feixe de esperança que agarravam com todas as suas forças.
Mas a autonomia do arraial de Canudos começou a incomodar os poderosos e a igreja. Dizia-se nos jornais que Conselheiro pregava contra a república e que canudos era um movimento a favor de volta da monarquia. O governo, primeiro baiano depois federal, quatro canpanhas militares para subjulgar Canudos.
Euclides da cunha foi colaborador para o "Estado de São Paulo", que logo o mandou para Canudos junto com a quarta expedição militar, para ser correspondente de guerra. Com base nas pesquisas que realizou escreveu seu mais sublime livro, em 1902. O livro é enquadrado como pré-modernista, por fazer uma análise crítica da realidade social e cultural brasileira do começo do século xx.
Nessa época o Brasil e o mundo sofriam influencias de várias concepções cinetíficas, como o Determinismo ó historiador Taine, que dizia que para se estudar um povo era precisso conhecer o seu meio, sua origem e sua história. Baseado nessa concepção Euclides da Cunha divide seu livro, respectivamente em : A Terra,O Homem e A Luta.
Em " A Terra", primeira parte do livro, é feito um estudo científico do meio em que o sertanejo vive, mostrando em detalhes características do sertão nordestino.
Em "O Homem" tenta mostrr a origem do sertanejo, sua cultura, sus costumes, suas creenças, etc. Também é feito um estudo sobre Antonio Conselheiro, que, segundo o autor, agrega em torno de sí, pessoas alienadas e retardadas cultuuralmentee inferiores a "raça pura".
Quanto a essas últimas idéias, tem dificuldade de provar, na terceira parte do livro, "A Luta", pois esse povo sertanejo mostra-se bastante forte, equiparando-se ao exército "Civilizado. "A Luta" é uma das partes mais importantes do livro, onde vem mostrar o massacre feito pelo exército àqueles sertanejos, que lutaram até o fim, como ele nos conta:
"Canudos não se rendeu. Exemplo único em toda a história, resistiu até o esgotamento completo. Expugnado palmo a palmo,na presisão integral do termo, caiu no dia 5 (de outubro de 1897), ao entardecer, quando caíram seus últimos defensores, que todos morreram. Eram quatro apenas : um velho, dois homens feitos e uma criança, na frente dos quais rugiam ruinosamente cinco mil soldados"
Canudos capitulou, mas seus acontecimentos sempre serão lembrados graçasa esse livor, mais que centenário. Como tal, algumas de suas idéias, para nós do séc. XXI, são ultrapassadas. E também, a leitura de tão rica obra se torna, às vezes, complicada e necessita ser auxiliada por no mínimo um dicinário. Mas quanto a todo o conteúdo de que fala gografia da região, da origem do sertanejo, e da história, é uma obra fantástica.
Euclides da Cunha cumpriu seu objetivo ao escrever "Os Sertões", denunciando a situação miserável do caboclo nordestino abandonado pelo governo, que ao invéz de resolver os problemas nada mais faz do que intervir com violência e crueldade.
Nunca nos esqueçamos de nossa origem, nem do massacre que sofreu canudos. Se não for pela importância histórica, que seja então em homenagem a um grande escritor.

Por : Stella Freire

Um comentário:

  1. Resenha super interessante. nunca li o livro, mas depois de sua resenha com certeza vou ler. sou seu membro número 1 agora, te torna ai do meu blog também

    http://www.leitoresemfoco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir