quinta-feira, 29 de abril de 2010

Curiosidades da Literatura

VOCÊ SABIA QUE...


- Casimiro de Abreu, notável poeta brasileiro, é considerado “O Poeta do Amor e da Saudade”.

- A Academia Brasileira de Letras, instituição literária, foi fundada em 1896.

- Casimiro de Abreu, é o patrono da cadeira no. 6 da Academia Brasileira de Letras.

- A Academia Paulista de Letras, fundada em 27 de Novembro de 1909, tem uma majestosa sede no largo do Arouche no centro de São Paulo.

- José de Alencar, escritor Brasileiro, nasceu no interior do Ceará na cidade de Macejana, em 01 de Maio de 1829 e faleceu no Rio de janeiro em 12 de Dezembro de 1877.

- Jorge Amado é o autor Brasileiro com maior número livros vendidos tanto no Brasil quanto exterior.

- Jorge Amado tinha apenas 19 de idade quando escreveu seu primeiro romance “O País do Carnaval”, em 1932.

- O romance, “Amar, Verbo Intransitivo”, escrito por Mário de Andrade foi para o cinema com o título de “Lição de Amor”, filme este dirigido por Eduardo Escoreu.

- Oswald de Andrade, poeta romancista e dramaturgo paulista, juntamente com Mário de Andrade, organizaram “A semana de Arte Moderna” de 1922.

- Manuel Bandeira um dos maiores expoentes da poesia modernista no Brasil é também conhecida por suas excelentes traduções das obras de: Shakespeare, Brecht e Schiller.

- Olavo Bilac considerado o principal representando do parnasianismo na poesia Brasileira recebeu ainda o título de “O Príncipe dos Poetas Brasileiros”.

- O poema dramático “Morte e Vida Severina”, de autoria de João Cabral de Melo Neto, é um dos textos teatrais mais montados no país desde sua estréia em 1965.

- Antonio Castro Alves, poeta baiano, autor de Navio Negreiro e Vozes da África, que pela intensidade com que combateu a escravatura acabou recebendo o título “Cantor dos Escravos”.

- A poesia de Antonio Castro Alves ganhou grande popularidade por tratar de temas fundamentais do final do século XIX, como a escravidão e os anseios republicanos.

- “O Cortiço”, obra prima do escritor naturalista Aluízio de Azevedo é também um dos livros mais reverenciados da literatura Brasileira.

- Desde a sua primeira publicação em 1902, “Os Sertões” obra mais importante de Euclides da Cunha, é considerado um livro básico para a compreensão do país.

- Euclides da Cunha foi vítima de um crime passional, envolvendo-se numa troca de tiros com Dilermando de Assis, amante de sua esposa.
Cerca de um ano após o incidente, seu filho também veio a falecer na tentativa de vingar a morte do pai, em outra troca de tiros com Dilermando de Assis.

- O romance “Hilda Furacão”, escrito em 1991 por Roberto Drummond, foi transformado em uma série de televisão em 1998.

- O romance “Agosto”, obra do romancista mineiro Rubem Fonseca, foi transformado em minissérie de televisão, com Vera Fisher e José Mayer nos papéis principais.

- O filme “O que é isso, Companheiro”, baseado no livro de memórias de Fernando Gabeira, concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 1998.

- Os versos “Minha terra tem palmeiras, onde canta o sabiá...”, são de autoria de Gonçalves Dias, considerados por muitos, o poeta nacional do Brasil.




- Grande Sertão: Veredas, romance lírico e épico sobre o sertão, é considerado a obra prima de Guimarães Rosa.

- “O Guarani”, obra de José de Alencar, conta à história do amor platônico entre o índio Peri e a bela Ceci, filha de um rico proprietário de terras.

- Gianfrancesco Guarnieri, grande nome na dramaturgia Brasileira, nasceu na Itália no ano de 1934.

- João Guimarães Rosa, romancista e novelista mineiro, foi vítima de uma estranha premonição. Eleito membro da Academia Brasileira de Letras em 1963 acreditava que morreria quando tomasse posse. Por este motivo adiou o quanto pôde a cerimônia. Quando finalmente ela ocorreu, o escritor veio a falecer três depois.

- Gregório de Matos, falecido em 1696, um dos mais irreverentes poetas satíricos Brasileiros, conhecido como “Boca do Inferno”, foi o primeiro autor nacional a utilizar um estilo ousado e informal repleto de gírias e expressões nativas.


- Mário Palmério, romancista cuja obra focaliza a cultura dos habitantes mineiros, é o autor do romance “Vila dos Confins” que foi bem recebido pela crítica e pelo público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário